terça-feira, 27 de março de 2012

Maria de Lourdes Belchior Pontes



Nasceu em Lisboa no dia 9 de Julho de 1923. Estudou no liceu Maria Amália Vaz de Carvalho onde sempre se destacou pelas suas qualidades de grande investigadora. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1946 e doutorou-se na mesma Faculdade em 1953 com a tese «Frei António das Chagas – Um Homem e o Estilo do Século XVII». Leccionou na Escola Comercial Veiga Beirão e, mais tarde, tornou-se assistente na Faculdade de Letras, tendo David Mourão-Ferreira sido seu aluno. Criou o Departamento de Filologia Românica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e contribuiu para o nascimento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em 1996 e 1998, respectivamente, as referidas instituições agraciaram-na com o título de doutor honoris causa. Como ensaísta salientam-se as suas obras O Estruturalismo (1968) e Os Homens e os Livros (1971). Como poetisa escreveu Gramática do Mundo (1985) e Cancioneiro para Nossa Senhora: Poemas para uma Via Sacra (1988). Desempenhou diversos cargos públicos. Foi presidente do Instituto de Alta Cultura e secretária de Estado da Cultura e Investigação Científica (1974). Leccionou em Universidades estrangeiras como em Santa Barbara (Califórnia, EUA) e na Sorbonne (França). Faleceu a 4 de Junho de 1998. O acompanhamento de diversas gerações de jovens estudantes e o seu empenho na área da investigação serão saudosamente relembrados.


Bibliografia: «Maria de Lourdes Belchior», textos de Paula Machado, Edições Câmara Municipal de Lisboa – Comissão Municipal de Toponímia, 2000.


Imagem: Aqui [Consultada a 27/03/2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário